Allpar Forums banner

2006 PT Cruiser Modo de segurança intermitente/CEL

1 reading
22K views 23 replies 9 participants last post by  rhensonsr  
#1 ·
Recentemente comprei um PT Cruiser Non-Turbo de 2006. Funciona muito bem e, após cerca de 40 minutos, a transmissão entra em modo de segurança e a luz de verificação do motor acende. Posso ciclar a chave de ignição e ele funciona bem. No dia seguinte, a mesma história... Tenho o código p0882. Parece que o proprietário anterior substituiu o PCM e o TIPM por um PCM remanufaturado e um TIPM Dorman. Quais são os meus próximos passos?? Alguma ideia?

#2 ·
Bem-vindo ao Allpar. Diagnostique sempre primeiro. Quais códigos de falha estão armazenados no TIPM?
AFAIK, os TIPMs não são plug and play. Eles precisam ser configurados para o veículo em que estão sendo instalados.
Ciclar a chave de ignição reinicia o circuito. Revise e elimine as possíveis causas (veja abaixo).

Attachments

#4 ·
Bem-vindo ao Allpar. Diagnostique sempre primeiro. Quais códigos de falha estão armazenados no TIPM?
AFAIK, os TIPMs não são plug and play. Eles precisam ser configurados para o veículo em que estão sendo instalados.
Ciclar a chave de ignição reinicia o circuito. Revise e elimine as possíveis causas (veja abaixo).
Eu coloquei um TIPM Dorman no meu PT, e foi realmente plug and play. Infelizmente, ele foi frito por outra oficina e quando uma substituição foi colocada, a nova oficina conseguiu um MOPAR genuíno, mas não era plug and play e exigia programação adicional por uma taxa adicional.

#3 · (Edited)
. . . Recentemente comprei um PT Cruiser 2006 Non-Turbo. Funciona muito bem e, após cerca de 40 minutos, a transmissão entra em modo de emergência e a luz de verificação do motor acende. Posso ciclar a chave de ignição e ele funciona bem. No dia seguinte, a mesma história.... Tenho o código p0882. Parece que o proprietário anterior substituiu o PCM e o TIPM por um PCM remanufaturado e um TIPM Dorman. . . . .
P0882: Este DTC é definido quando há menos de 3,0 volts presentes nos circuitos de saída de controle da transmissão localizados no
Módulo de Controle do Trem de Força (PCM) quando o Sistema de Controle da Transmissão solicita a ativação desses circuitos.

Verifique o chicote de fiação para uma conexão boa, limpa e firme entre os pinos e os receptáculos do conector PCM nº 4 para TIPM. Veja a imagem em anexo.

#5 ·
TIPM substituído. O problema parece ter desaparecido. Fiz muitas viagens curtas sem problemas. Fui em uma viagem mais longa e, após cerca de 40 minutos de condução, a mudança entre a 2ª e a 3ª marcha foi atrasada. A única maneira de fazê-lo mudar era soltar o acelerador. O problema desapareceu após alguns minutos. Cerca de 1 hora depois de dirigir, a transmissão entrou em modo de emergência e não desapareceu ao desligar e reiniciar o veículo como antes. Voltei ao estacionamento para pegar o veículo, limpei os códigos que ainda eram o P0882. Dirigi o veículo por uma hora e dez minutos, sem problemas. Verifiquei novamente as conexões no TIPM e PCM, sem problemas visuais ou corrosão. Alguma ideia??

#6 ·
. . . Cerca de 1 hora depois de dirigir, a transmissão entrou em modo de segurança e não desapareceu ao desligar e reiniciar o veículo como antes. Voltei ao estacionamento para pegar o veículo, limpei os códigos que ainda eram o P0882. Dirigi o veículo para casa em uma hora e dez minutos de viagem, sem problemas. Verifiquei as conexões novamente no TIPM e PCM, sem problemas visuais ou corrosão. . . . .
O código P0882 indica baixa tensão nos circuitos TCM. Volte para a postagem nº 3 de 17 de março de 2021 e revise o diagrama de fiação apresentado. Você precisará desenrolar o feixe de fios de qualquer chicote de fios de plástico e procurar fios esfregando em outros fios ou esfregando e curto-circuito para o terra. Algo está drenando a voltagem nos circuitos entre o TIPM e o PCM e causando a configuração do código.

#7 ·
Existem códigos de falha no próprio TIPM? Algum fio roído?
Diagnostique sempre primeiro. Consulte as Possíveis Causas para P0882 na publicação nº 2.

#8 ·
Eu sei que pareço um disco riscado, mas uma área problemática chave para os PT Cruisers são os aterramentos da fiação na parte interna do para-lama do lado do motorista. Existem (eu acho) 7 conexões de aterramento com 2 ilhós. Você precisa remover a caixa de ar e examinar de perto CADA UM desses fios. Às vezes, eles quebram e outras vezes a corrosão dos gases da bateria chegou até eles e corroeu o isolamento e enferrujou as conexões. TODOS eles precisam estar limpos e apertados. Eu não estou dizendo que ESTE é o seu problema, mas é um bom lugar para começar.

#9 ·
Então, verifiquei os fios que vão do TIPM para o PCM. Todos parecem ótimos e todos os aterramentos estão bons, limpos e apertados. Estava dirigindo ontem à noite e a transmissão atrasou a troca entre a 2ª e a 3ª marcha novamente, a única maneira de fazer a troca era soltar o acelerador. O motor começou a funcionar de forma irregular/oscilante. A CEL acendeu, continuei para casa. A 1 milha de casa, ele voltou para o modo de segurança com o mesmo P0882 e agora o novo código P0068. Alguma sugestão neste momento?

#10 ·
Qual é a condição do alternador e da bateria? Encontrei díodos defeituosos no alternador que permitem que uma ondulação CA grande o suficiente passe para redefinir alguns componentes eletrônicos. O mais recente foi num '06 Charger, onde a ondulação redefiniria o painel de instrumentos durante a condução e ele passaria pela verificação das luzes. Essa mesma ondulação também redefiniu os monitores de emissão odb para não pronto. O carro andava bem e não tinha outros problemas, apenas a redefinição ocasional do painel; as tensões da bateria e de carregamento pareciam boas, embora os monitores de emissão nunca ficassem prontos e permanecessem.

#12 ·
No seu PT, o TCM está contido no PCM, então se houver um problema com isso, você precisará obter um PCM de substituição.

Mas antes de comprar um novo PCM, você pode tentar redefinir o TIPM e o PCM, isso não lhe custará nada, exceto algum tempo.

Desconecte os dois terminais da bateria, toque-os juntos e segure-os juntos por pelo menos 90 segundos.

Desconecte todos os conectores do PCM e deixe-os desconectados por pelo menos 1 hora.

Reconecte os conectores do PCM seguindo estas instruções:

Image

Reconecte a bateria

Depois que o veículo estiver funcionando, você pode fazer o procedimento de aprendizado rápido da transmissão:

1- Permita que o fluido da transmissão atinja a temperatura normal de operação. Para fazer isso, acione o freio de estacionamento e deixe o motor em marcha lenta em ponto morto até que a ventoinha de resfriamento do motor tenha ciclado (ligado e desligado) uma vez completa.
2- Execute 15 lançamentos de 0 a 50 mph com 25% a 50% do acelerador e freie levemente até parar completamente após cada lançamento. Isso abordará as mudanças de marcha 1-2 e 2-3, bem como as reduções 2-1 ao frear para parar.

3- Em seguida, dirija a 40 mph e acelere de 50% a 100% até atingir uma redução 4-3 ou 4-2. Execute isso 10 vezes.

4- Após essas primeiras 25 mudanças, o procedimento de aprendizado rápido deve ser concluído. Como mencionado acima, a qualidade das mudanças continuará a melhorar após o procedimento de aprendizado rápido.

Sem essas primeiras 25 mudanças, no entanto, seu carro pode ter uma qualidade de mudança ruim.

Se você descobrir que seu PT precisa de um novo PCM, o membro do fórum "myckee" tem um negócio paralelo, ele é muito experiente em PCM PT e ajudou muitas pessoas com problemas de PCM. Você pode enviar a ele uma MP se estiver interessado em seus serviços.

#13 ·
Não tive sorte com "PCMs remanufaturados" no meu PT-GT de 2005. Tive códigos de falha estranhos e inválidos com o PCM original, embora não tenha tido problemas relacionados com a transmissão, e tive problemas de código ainda mais estranhos com PCMs supostamente remanufaturados. Mandei instalar e programar um novo PCM na concessionária e não tive mais problemas desde então. O senso comum diz para tentar esgotar todas as "correções" de menor custo ou sem custo antes de seguir a rota do PCM. Esses PCMs, especialmente os originais, parecem ter problemas de falha relacionados ao calor sob o capô. Removi a fita de borracha que corre pela parte de trás do compartimento do motor na parede corta-fogo para ajudar a permitir que o calor escape da parte de trás do compartimento do motor. Até agora, quase 4 anos depois, sem problemas.

#14 ·
Eu não tive boa sorte com "PCMs remanufaturados" no meu PT-GT 2005. Tive códigos de falha estranhos e inválidos com o PCM original, embora sem problemas relacionados à transmissão, e tive problemas de código ainda mais estranhos com PCMs supostamente remanufaturados. Mandei instalar e programar um novo PCM na concessionária e não tive mais problemas.
O senso comum diz para tentar esgotar todas as "correções" de menor custo ou sem custo antes de seguir a rota do PCM. Esses PCMs, especialmente os originais, parecem ter problemas de falha relacionados ao calor sob o capô. Removi a fita de vedação de borracha que corre pela parte traseira do compartimento do motor na parede corta-fogo para ajudar a permitir que o calor escape da parte traseira do compartimento do motor. Até agora, quase 4 anos depois, sem problemas.
Não existem "novos" PCMs PT, mesmo os da MOPAR são "remanufaturados" de uma forma ou de outra.

Há vários anos, comprei um PCM remanufaturado de um vendedor do Ebay, não tive nenhum problema com ele e ele tem garantia vitalícia.

O membro do fórum "myckee" conhece esses PCMs por dentro e por fora.

Se você precisar de uma substituição, ele o tratará bem e ele é uma pessoa honesta.

#19 ·
Este é o post que eu tinha lido e que me ajudou a pelo menos fazer o veículo funcionar sem problemas. É de um site chamado Diagnostic Network:
Questão
Não resolvido

Trem de força
Elétrico
2006 Chrysler PT Cruiser GT 2.4L (G) 4 marchas (41TE) — 3A8FY78G26⦁⦁⦁⦁⦁⦁⦁
P0882 — Sinal de entrada de energia TCM baixo
A transmissão entra em modo de emergência
tenho um Pt Cruiser 2006 que veio de outra oficina por causa desse problema. p0882 (Entrada de energia Tcm baixa) O veículo tem novo pcm/Tcm (todos o mesmo módulo), novo Tipm, circuitos sobrepostos de pcm c4 pino 18 para tipm C2 pino 10 (controle de transmissão) circuito pcm c4 pino 19 e 28 para tipm c10 pino 3 e bloco de solenóide de transmissão. Meu entendimento é que o pcm envia 12v no pino 18 para o tipm para alimentar os solenóides da transmissão e procura tensão de retorno nos pinos 19 e 28 para verificar se o tcm está ligado. se não vir tensão de retorno quando comandado, ele define o código. Desde que estou trabalhando no veículo, notei que se eu inserir a chave na ignição e girar rapidamente a chave para dar partida e ligar o carro, tudo funciona como deveria. pcm envia energia, tipm então envia energia para os solenóides da transmissão e de volta para o tcm - tudo bem, no entanto, se eu ligar a chave e esperar 3 segundos antes de dar partida, o pcm para de enviar energia para o tipm e, portanto, não recebe energia de volta e define o código. Eu nem preciso dar partida no carro para verificar se a energia parou de ser enviada. Ele tem energia por cerca de 2 segundos e depois para. Eu olhei para a fiação do interruptor de ignição e não vejo nenhuma razão pela qual isso aconteceria, há apenas um fio indo para o pcm e ele tem energia tanto na partida quanto na marcha e eu verifiquei a tensão da bateria no pcm neste circuito e está tudo bem, então não vejo por que esperar alguns segundos faria diferença. Agora eu conectei um relé separado e tirei o Tipm da equação e nada mudou. Eu ainda não testei nenhum aterramento para o pcm, mas verifiquei se o aterramento 104 está limpo e firme, mas ainda não reduzi a tensão do circuito de aterramento. Também estou me perguntando se o pcm vê um problema com um dos solenóides da transmissão se ele desligaria a energia como se um dos solenóides estivesse em curto ou aberto, mas então eu gostaria de acreditar que receberia um código para um solenóide ruim. Este realmente me deixou perplexo até agora porque os circuitos estão bons e o pcm é capaz de alimentar o tcm, mas por alguma razão não é. Ele deve estar vendo algo que não gosta, mas até agora eu simplesmente não encontrei. Espero que alguém tenha tido um problema semelhante. Obrigado por qualquer ajuda.

#20 ·
. . . .
2006 Chrysler PT Cruiser GT 2.4L (G) 4-spd (41TE) — 3A8FY78G26⦁⦁⦁⦁⦁⦁⦁
P0882 — TCM Power Input Signal Low

. . . Desde que estou trabalhando no veículo, notei que se eu inserir a chave na ignição e girar rapidamente a chave para dar a partida, tudo funciona como deveria. pcm envia energia, tipm então envia energia para os solenóides da transmissão e de volta para o tcm - tudo bem, no entanto, se eu ligar a chave e esperar 3 segundos antes de dar a partida, o pcm para de enviar energia para o tipm e, portanto, não recebe energia de volta e define o código. Eu nem preciso dar a partida no carro para verificar se a energia parou de ser enviada. Ele tem energia por cerca de 2 segundos e depois para. . . . .
Proponho uma teoria para este comportamento um tanto estranho com o código P0882. Se você inserir rapidamente a chave na ignição e girar imediatamente para a posição START, a lógica PCM / TCM não verifica a voltagem nos circuitos de controle, conforme descrito. Você solta a chave para a posição ON / RUN e, em seguida, a lógica verifica a baixa voltagem. Mas, nesse momento, o motor está funcionando e o alternador carregando. Portanto, a voltagem da bateria aumenta de cerca de 12,6 volts para cerca de 14,0 volts. Esse aumento de voltagem pode ser suficiente para satisfazer a verificação de voltagem e passar no teste para P0882. Nenhum código definido.

Se minha teoria estiver correta, há resistência excessiva nos circuitos de saída EM ALGUM LUGAR ??? Vou repetir o diagrama que apresentei na postagem nº 3, datada de 17 de março de 2021. Verifique a emenda S136. Essa pode ser a causa da resistência excessiva.

#21 ·
Muito obrigado pela resposta. Sua teoria faz muito sentido. Vou analisar os diagramas e verificar a emenda para que eu possa dar a partida no veículo normalmente. Por enquanto, não me importo com o interruptor rápido, desde que ele elimine o problema de emergência 882, e ele faz isso. Postarei novamente depois de ter a chance de verificar e obrigado novamente.

#22 ·
. . . .Vou analisar os diagramas e verificar a emenda para que eu possa dar a partida no veículo normalmente. Por enquanto, não me importo com a troca rápida, desde que elimine o problema de emergência 882, e elimina... Postarei novamente depois de ter a chance de verificar e obrigado novamente... . . . .
Enquanto estiver na área, você pode verificar o conector C102. Às vezes, uma simples ação de desconectar - conectar faz a diferença na resistência quando os pinos se encaixam nas cavidades.