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Modo de emergência, P1628, P034, P0369, P0652 e outros

35K views 39 replies 5 participants last post by  darkseca  
#1 ·
Pessoal, estou com problemas com meu Durango V6 2013.
O carro entra em modo de segurança e lança vários códigos - nem todos de uma vez, eles parecem ser aleatórios. A concessionária não sabe qual é o problema.
Já substituí a maioria dos sensores que usam sinal de referência de 5V (comando de válvulas, virabrequim, TPS, MAP. acelerador) e troquei o alternador e o PCM. Por favor, ajudem!!
P1628 - TENSÃO DE REFERÊNCIA DO SENSOR 2 CIRCUITO ERRÁTICO
P0369 - Sensor de Posição do Comando de Válvulas 2 Circuito Intermitente Banco 1
P0344 - Circuito do Sensor de Posição do Comando de Válvulas Intermitente
P2803 –
P0129 - Pressão Barométrica Fora da Faixa Baixa (fio de sinal do sensor MAP está abaixo de 2,28v)
P0652 - TENSÃO DE REFERÊNCIA DO SENSOR 2 CIRCUITO BAIXO - Uma das referências de 5 volts está muito baixa.
P2127 - SENSOR DE POSIÇÃO DO PEDAL DO ACELERADOR 2 CIRCUITO BAIXO
P0652 - 5 Volt Sensor Reference 2 Circuit Low
P0394 - Sensor de Posição do Comando de Válvulas Intermitente - Banco 2 Sensor 2
P0123 - circuito do sensor de posição da borboleta alto
P0118 - circuito do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor alto
P0198 - temperatura do óleo do motor alta
 
#2 ·
Meu primeiro pensamento é: qual a idade da bateria e em que condições ela está? Os módulos de computador da Chrysler não toleram baixas voltagens e podem gerar vários códigos aparentemente não relacionados. Também já vi uma ondulação de corrente alternada do alternador afetar os módulos de computador.

Também é possível um fluxo de corrente deficiente/corroído/ausente.
 
#3 ·
^ O que Gerry disse.

Teste a bateria sob carga, pois ela pode causar códigos e condições irregulares. Se for a original, provavelmente está danificada. Pode até ter 4-5 anos.
A outra possibilidade é contato intermitente/fiação danificada para o PCM. Meu carro está mostrando problemas de contato intermitente no PCM, e ciclar o conector corrige isso por um tempo. Limpei os contatos, mas não é um conector vedado, então contaminantes podem entrar.
 
owns 2011 Chrysler 200 Limited
#4 ·
Eu não acho que a bateria seja o problema. Ela mantém a carga muito bem. Desde que o meu alternador e o PCM foram para o espaço e foram substituídos, tenho um medidor de voltagem à minha frente e a voltagem nunca fica abaixo de 13,8V.
Eu acredito que há um curto-circuito para a terra no circuito de referência de 5V, por esta razão eu substituí os sensores que usam este sinal, mas sem sucesso até agora.
Se a voltagem ficar muito baixa por qualquer razão, você receberá códigos de módulos como este:
Airbags :
P2CE0-A1
P209B-55
Módulo da porta dianteira esquerda
B210C-16
B21DD-84
Módulo da porta dianteira direita
B210C-16
B21DD-84
Direção elétrica
C220D-00
C212A-84
C1587-16
Controle frontal
B210D
B2305
Aquecimento, ventilação e ar condicionado
B210A-84
B210D-84
Controle da transmissão
P063A
P0562
Rádio
B210A
B210D
Coluna de direção
C212A-16
C2129-16
Isto é o que eu tinha depois de dirigir um tempo com o alternador não carregando a bateria.
 
#5 ·
Este problema começou logo após a falha do PCM e do alternador? Você acha que o problema atual está relacionado a este evento?
Além da bateria, uma 'ondulação CA' de carga do alternador pode causar estragos em eletrônicos sensíveis.
Muitas lojas de autopeças podem realizar um teste abrangente do sistema elétrico no estacionamento, se o balcão não estiver muito ocupado. A ondulação também pode ser observada em um osciloscópio. Você quer uma carga CC suave e agradável. Às vezes, você pode ouvir ondulações na faixa de rádio AM, às vezes não.
Revise o que foi feito no reparo anterior para conexões e contatos limpos e apertados.
A melhor maneira de formar um caminho de diagnóstico é ler as 'Possíveis causas' de todos os códigos de falha e ver se eles compartilham alguma possibilidade comum.
Vejo falhas de 5 volts altas e 5 volts baixas juntas, o que pode não fazer sentido no início. As altas geralmente vêm de circuitos abertos e as baixas geralmente vêm de curtos-circuitos para a terra.
O PCM protege as saídas de 5 volts desligando-as se detectar algo que possa danificar o PCM ou o circuito.
Não consegui encontrar um P2803. Pode ser importante ou não. Podemos deixar isso de lado por enquanto.
A tensão de referência de 5 volts 2 aparece duas vezes. Sem códigos para a tensão de referência de 5 volts 1. O problema parece estar na string nº 2. Um fio Br/Yl fora do PCM C1 é o nº 1; string de 5v. Um Br/Or fora do PCM C2 é o nº 2; string de 5v.
A falha P1628-#2 'errática' de 5 V sugere um problema intermitente, de má conexão ou de atrito do fio.
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Continuação abaixo:
 
#7 ·
Obrigado, é muito apreciado.

A cronologia do que aconteceu:

Comprei o carro em abril de 2021.
Setembro de 2021
  • O carro começou a apresentar códigos relacionados ao circuito de 5V (P0129, P0652, P2127). Também tive alguns problemas com o "motor de arranque pegajoso".
Novembro de 2021
  • No outro dia, o carro girou, mas não ligou. Consegui ligar o carro ligando os pinos 30 e 87 do relé da bomba de combustível externa no TIPM.
  • Marquei uma consulta na concessionária para substituir o relé da bomba de combustível externa e fazer outros recalls restantes (incluindo o do alternador).
  • Códigos: P0344, P0652, P1628, P2127, P0394, P0369, P2127
Dezembro de 2021
  • Substituí a maioria dos sensores de 5V
  • O carro para, principalmente no sinal de trânsito em marcha lenta...
Fevereiro de 2022
  • O carro morreu no meio da estrada, mas conseguiu reiniciar para voltar para casa
  • Tudo está morto - todas as luzes no painel (todos os códigos relacionados à baixa tensão)
  • Fumaça do alternador
  • A concessionária se recusa a substituir o alternador. Meu alternador não foi afetado, de acordo com a concessionária. T36 feito, mas tudo o que eles fizeram foi apenas verificar o número de série.
  • Instalado um novo alternador (recondicionado) - sem carga, provavelmente o regulador de tensão no PCM está com defeito.
Abril de 2022
  • Novo PCM (recondicionado) instalado, a carga voltou.
  • Ainda entrando no modo de emergência, sensor P1628, TPS
Maio de 2022
  • Consulta na concessionária. Nada encontrado,
  • TPS substituído
  • Ainda apresentando códigos: P0344, P1628, P0369, P2803, P0118, P0123, C2916, U1400, U1404
  • O carro entra no modo de emergência após alguns minutos.
...
 
#9 ·
. . . . Devo acrescentar que todo o trabalho fiz sozinho. No entanto, o carro foi verificado por dois mecânicos e duas vezes pela concessionária. Eles não me disseram nada que eu já não soubesse.... :( . . . .
Eu sugeriria verificar cada circuito de referência de 5 volts que alimenta um sensor. Verifique a alimentação do sensor em busca de curtos-circuitos. Este será um processo tedioso e tenha em mente que perturbar qualquer chicote de fios pode fazer com que o curto-circuito / atrito do fio desapareça. Observe que os circuitos de alimentação do sensor têm emendas de fiação que podem causar problemas. Veja a imagem em anexo para exemplo.

 
#10 ·
Eu desconfio de PCMs 'recondicionados'. Às vezes, você troca problemas antigos por problemas novos. Eles não podem testar o PCM para todas as contingências possíveis. Às vezes, leva algumas tentativas antes de obter um bom.
Realmente não há componentes internos reparáveis fora de um depósito de reparo eletrônico FCA autorizado. Os esquemas do PCM e muitas das peças são proprietários.
Este problema ainda pode estar no PCM.
Também é importante usar sensores OEM. Você pode introduzir novos problemas ou ainda ter os mesmos problemas antigos com uma peça nova.

Possivelmente, dirija com um gravador de dados para registrar o que outras coisas estavam fazendo quando a linha de 5 volts nº 2 falha?
Se o problema não estiver na fiação ou nos sensores, ele deve estar dentro do PCM.
 
#12 ·
Diagnostique sempre primeiro. Nunca substitua um PCM por suposição.
Com a linha de alimentação de 5 volts em falha, você deve começar a balançar suavemente o chicote enquanto monitora a tensão de alimentação em um voltímetro. Desconecte os sensores um por um até que o problema seja resolvido.
Se a linha de 5 volts entrar em proteção, um ciclo de chave de ignição deve trazê-la de volta, desde que o PCM decida que o circuito é seguro para ligar novamente.
Ao solucionar problemas, o PCM é a última casa do quarteirão. O único teste verdadeiro do PCM é descartar todo o resto primeiro. Em seguida, revise o diagnóstico novamente.
Se você obtiver resultados consistentes, isso provará que o diagnóstico é verdadeiro.
Isso pode ser metódico e difícil. Prepare um plano de ataque com antecedência. Intermitências são as piores se o problema elétrico desaparecer e você não puder 'provocá-lo' de volta. Procure qualquer ponto ideal e prove-o novamente.
 
#13 ·
Eu substituí o PCM, porque tinha quase a certeza de que o regulador de voltagem está avariado.
Verifiquei a continuidade entre o pino C23 e a massa e está OK (sem continuidade). Vou verificar a continuidade entre a alimentação de 5V (C23) e os sensores e as suas ligações à massa. Ainda não analisei os seus esquemas, mas eles serão muito úteis.
A propósito, acha que nenhum sinal do anel de tons da árvore de cames pode disparar outros códigos além de P0344? Sou só eu ou há algum tique-taque?
 
#14 ·
O tique-taque pode ser da distribuição de válvulas, mas provavelmente não está relacionado com os códigos de falha. Recomenda-se o uso de óleo de motor adequado que atenda à MS-6395.
 
#15 ·
Depois de substituir o alternador, eu ainda tinha uma baixa voltagem (abaixo de 12V). Descobri que o regulador de voltagem não estava funcionando e isso levou diretamente à substituição.
E sim, eu tive problemas de 5V com o antigo PCM. Eu esperava que o novo PCM também os corrigisse, já que o PCM envia um sinal de 5V para os sensores. De fato, as chances de 2 PCMs terem desenvolvido o mesmo problema são baixas. Considero que estes são dois problemas separados, mas é claro que posso estar errado.
 
#16 ·
Você disse que a bateria "mantém a carga bem", mas como você determinou isso? Você fez um teste de carga? Ou você está apenas presumindo que está boa porque a voltagem de circuito aberto ainda está boa durante a noite? Você não pode julgar a condição de uma bateria sem um teste de carga.
 
owns 2011 Chrysler 200 Limited
#17 · (Edited)
Bem, comecei a ter problemas com o carro em setembro. Desde essa época, o carro ficou principalmente do lado de fora, exposto às temperaturas do inverno canadense. Eu recarrego as baterias de todos os meus carros quando eles não estão em uso por um tempo. Ao contrário dos meus outros carros, o Durango conseguiu dar a partida mesmo depois de algumas semanas parado, sem nenhum sinal de fraqueza da bateria. Tenho 5 carros e geralmente compro uma bateria nova logo após a compra.
Eu recarreguei a bateria antes de cada visita à concessionária, mas o carro ainda mostra códigos. Eu não fiz um teste de carga, mas eles deveriam ter feito um teste de carga antes de iniciar qualquer diagnóstico, certo?

Aliás. Acabei de pedir um testador de bateria, devo recebê-lo em alguns dias.
 
#18 ·
OK pessoal, aqui está uma atualização.
Acabei de remover o coletor de admissão e vou testar a fiação, ou seja, a continuidade do fio de 5V dos sensores para o PCM, a continuidade entre os fios de 5V e terra e todos os fios terra. Vou substituir o sensor de pressão de óleo e o sensor da árvore de cames do lado do motorista. É um saco chegar lá, então provavelmente vou usar os sensores Mopar. Troquei as velas de ignição (já era hora) e vou instalar novas juntas do coletor inferior e superior.
Recebi meu testador de bateria, verifiquei a bateria (apenas fora do carro, já que tudo está desconectado) e está boa.
Você poderia confirmar que não estou esquecendo nada? Há mais alguma coisa usando o sinal de 5V além do virabrequim, árvore de cames, TPS, MAP, pedal do acelerador, sensores de pressão de óleo?
Curiosamente, eu tinha códigos para o sensor de pressão de óleo (P0523) e o sensor de temperatura do óleo (P0198). O sensor de temperatura do óleo não usa a referência de 5V, mas compartilha o fio terra com o sensor de pressão de óleo. Isso me faz pensar que pode haver um curto-circuito intermitente de 5V para a terra neste circuito...
O que você acha?
 
#19 ·
OK, então eu testei o chicote do motor depois de desconectar a maioria dos sensores (acelerador, posição da árvore de cames, MAP, TPS, acelerador, pressão do óleo e temperatura do óleo). Eu posso ter um curto entre os circuitos K855 e K900, então um dos circuitos de 5V e o circuito de aterramento do sensor. Infelizmente, meu multímetro vagabundo não mede resistência, mas mostra que há contato intermitente ou de alta resistência. Amanhã vou pegar um bom multímetro emprestado do trabalho e verificar novamente. Enquanto isso, se alguém pudesse verificar a resistência entre os pinos 27 e 29 do plugue C2 no PCM (na extremidade do chicote), eu realmente apreciaria.
 
#21 · (Edited)
Por que haveria uma conexão de alta resistência entre dois circuitos (fonte de 5V e terra do sensor)? Se todos os sensores e o PCM estiverem desconectados, deveria ser um circuito aberto, certo? Se houver uma resistência mensurável, haverá um curto-circuito e criará um potencial flutuante no terra do sensor, resultando em tensão instável para os sensores, eu acho. Depois do trabalho, vou verificar minha lista novamente, desconectar o sensor de virabrequim e remeasure as resistências.
 
#22 ·
Se tudo estiver desconectado, incluindo C2 no PCM, a linha de 5 volts deve indicar um circuito aberto para o terra do sensor.
Caso contrário, com o PCM e os sensores conectados, deve indicar uma resistência muito alta entre 5 volts e o terra do sensor.
Se houver um atrito intermitente na fiação que cause um curto-circuito para o terra, perturbar o chicote pode fazer com que o curto-circuito desapareça. Você deve perturbar as coisas o mínimo possível ao procurar intermitências.
 
#23 ·
Sim, isto está correto.
Verifiquei novamente ambos os circuitos com o PCM desconectado.
  • Com o sensor da cambota ligado, a resistência entre o K855 e a massa do sensor (K900) é de 2,5 MOhm. Sem sensor, não há continuidade.
  • Não há curto-circuito entre quaisquer dois circuitos de alimentação de 5V (K855 e K856) e a massa (K900).
  • Não há curto-circuito de K855 ou K856 para a carroçaria.
  • Não há curto-circuito para 12V.
  • Também verifiquei os fios de sinal em cada sensor quanto a curtos-circuitos para a massa e 12V. Sem problemas aqui.
Então, conectei o PCM e a bateria e verifiquei a voltagem no sensor da árvore de cames com a ignição ligada. Continuei adicionando sensores diferentes e observei a voltagem. É 5,04V, estável. Isso mostra que não há curto-circuito para a massa.

Então, nenhum problema detectado até agora… No entanto, pode ser uma conexão intermitente devido ao calor ou vibrações. Estou sem ideias...
 
#24 ·
Você está fazendo as coisas certas. As falhas de 5 volts estão 'armazenadas' ou 'ativas' na ferramenta de diagnóstico agora? Problemas elétricos intermitentes podem ser uma dor de cabeça. Às vezes, isolar a causa raiz é 99% do tempo total de reparo. É aqui que as melhores suposições e a tentativa de diferentes peças se tornam uma alternativa atraente. Evite ir para lá. Pense como Sherlock Holmes.

Se você conseguir que as falhas permaneçam em um status 'armazenado', eu executei um pedaço de fio de alto-falante dos 5 volts e terra da frente para dentro do veículo, a fim de monitorar os 5 volts enquanto dirijo (algumas ferramentas de diagnóstico também podem fazer esse monitoramento).
Se e quando a falha se tornar ativa novamente, é hora de voltar e verificar se ela ainda está lá e é real. 'Cutuque' suavemente a fiação, comece cuidadosamente a desconectar as coisas enquanto monitora a linha de 5 volts.
Um curto-circuito para o terra na linha de 5 volts pode colocar o PCM em proteção, um ciclo de chave (desligar-ligar) deve redefini-lo de volta à operação se o curto for levantado.
Calor e vibração podem afetar intermitências. Localizar e a repetibilidade da falha é o ponto de virada do reparo.
Tudo externo ao PCM tem que ser descartado primeiro.
 
#25 · (Edited)
Então, neste fim de semana, retirei o coletor de admissão.
  • Instalei um novo sensor de pressão de óleo (Mopar)
  • um novo sensor de came (Mopar) no lado do motorista
  • novas velas de ignição
  • novas juntas sob o coletor inferior e superior
  • troquei o óleo
  • testei novamente o chicote
Coloquei tudo de volta e agora está ainda pior 😱
  • Os códigos P0652 (circuito de 5V), P0123 (acelerador) e P2127 (pedal do acelerador) agora são permanentes.
  • O carro ligou, mas a marcha lenta está irregular. Novos códigos apareceram: P2301 (circuito da bobina de ignição 1 alto) e P2221
Eu acho que esta é a bobina no cilindro nº 1. Substituí esta bobina por uma adjacente - sem diferença. Coloquei a vela de ignição antiga, sem diferença.

Este pesadelo vai acabar algum dia? 😭
 
#26 ·
Esta manhã, dei a partida no carro e todos os códigos relacionados aos circuitos de referência de 5V desapareceram.
No entanto, o motor está com falhas no 6º cilindro e estou recebendo o código P0306. Substituí a bobina e a vela de ignição pelas do cilindro nº 3. Ainda com falhas no 6º cilindro... O que eu fiz de errado?
 
#28 · (Edited)
Removi mais uma vez a admissão. Consigo fazê-lo em menos de 15 minutos agora… Verifiquei tudo novamente:
  • Re-limpei os conectores elétricos
  • Re-verifiquei a folga (velas de ignição)
  • Re-verifiquei as especificações de torque para cada parafuso
  • Re-montei tudo
  • Realizei um teste de carga na bateria
  • Limpei o ponto de aterramento na estrutura
O P0306 desapareceu, parece que era um problema de vazamento de vácuo. O motor funciona bem, pelo menos por alguns minutos…
  • O modo de emergência ativa-se logo após a partida
  • Ainda estou recebendo um monte de códigos que aparecem: P0369. C0403, P1628, P2706, U1404, U1400, P0344, P1216, P2127
  • O pedal do freio está muito duro e não freia muito bem, ativa o ABS toda vez que o toco.
Finalmente, fiz um teste de carga na bateria. A voltagem cai para pouco mais de 9V ao dar a partida, o que significa que a bateria está no limite.
Amanhã, recebo uma bateria nova. Se isso não ajudar, acabei com este carro. E com a marca Chrysler, para sempre…. Tive 5 veículos Chrysler diferentes nos últimos 15 anos. Houve momentos bons e ruins, mas isso… está além da minha tolerância. Centenas de horas de trabalho, milhares de dólares gastos. Já chega.
Quero agradecer a todos que dedicaram um tempo para responder neste tópico, especialmente @ImperialCrown. Seus comentários e os diagramas elétricos foram muito úteis. Sua ajuda é muito apreciada.
Eu avisarei como terminou.