Allpar Forums banner

Motor PowerTech Straight-Six de 4.0 litros da Jeep

84K views 1 reply 2 participants last post by  Joanna  
#1 · (Edited by Moderator)
Motor PowerTech Straight-Six de 4,0 litros da Jeep

Do material de Peter Stern;
com agradecimentos a Frank Swygert

O motor de seis cilindros de 4,0 litros da Jeep proporcionou uma boa aceleração a baixas velocidades nos Jeep Wranglers e Cherokees durante anos, com alto torque a baixas rotações do motor. Foi usado em outros veículos (como o Grand Cherokee) também, um desempenho forte e durável, amado por seus proprietários.

Image

Com base no antigo Typhoon Six de 199 polegadas cúbicas (lançado em 1964 através do 232 de plataforma alta), o motor AMC de 4,0 litros usava um bloco de ferro fundido de saia rasa com furos de cilindro espaçados uniformemente, câmaras de combustão de fluxo em loop, válvulas em linha e um virabrequim de sete mancais principais.

O historiador da AMC, Frank Swygert, relatou que o bloco 4.0 é cerca de 1/8" mais largo do que seus antecessores, com o furo 0,10" maior compensado pela remoção do suporte para uma bomba de combustível mecânica. As cabeças podem ser aparafusadas aos blocos 232 e 258 anteriores (as portas na borda direita precisam ser seladas quando isso é feito).https://www.allpar.com/

Image

Os engenheiros preservaram peças e dimensões para reduzir os custos de ferramentas e inventário, então a maioria das peças internas se intercâmbiam, de acordo com Swygert, entre os seis de 1964 e mais recentes da família 232/258/4.0. Ele escreveu que é "relativamente comum colocar um virabrequim e bielas 258 em um 4.0L para fazer um seis de 280 polegadas. Isso pode ser feito com todas as peças de estoque (virabrequim/bielas 258, bloco/pistões 4.0L), mas na maioria das vezes um pistão especial é usado junto com as bielas 4.0L ligeiramente mais longas."

Image
Em 1986, a AMC estava usando um problemático V6 de 2,8 litros da General Motors e seu próprio seis em linha 258 (4,2 litros), que havia sido derivado do 232. O 4.2 foi usado no CJ7, Concord, Spirit e Eagle, depois de estrear como o único motor Eagle e uma opção Wrangler.

O quatro cilindros de 2,5 litros relacionado, que apareceu em 1983, foi baseado na mesma arquitetura; Frank Swygert escreveu que era essencialmente o 258 com os dois cilindros centrais removidos e uma nova cabeça. O quatro cilindros produzia 125 cavalos de potência em seus últimos anos e, causando alguma confusão, ambos substituíram um motor GM de 2,5 litros e coexistiram com um Chrysler 2.5.

A Mopar vendeu um bloco longo stroker I-6 de 4,7 litros, para fornecer cerca de 265 hp e 290 lb.-ft de torque, para qualquer Jeep 4.0 de 1991-2006.

Quando o 4.0 surgiu em cena em 1987 Cherokee e Comanche, ele tinha 173 cavalos de potência (215 libras-pés de torque). Em comparação, em 1990 (três anos após a estreia do 4.0), o GM 4.3L V6 produzia apenas 160 hp, o Ford 4.9L I6 produzia apenas 145 hp, o Ford 4.0 V6 produzia 155 hp e o Nissan 3.0 V6 produzia 153 hp.

Image
A Jeep aumentou a aposta algumas vezes; em 1988, a potência subiu para 177 hp (224 lb-ft) e, em 1991, a versão do Cherokee foi impulsionada para 190 hp. O motor tinha um coletor de admissão de alumínio fundido leve com corredores longos para maior torque; o coletor de escape era de aço tubular.

O YJ "Universal Jeep" manteve o antigo seis 258 (4,2 litros) até o modelo de 1991, quando finalmente ganhou o 4.0 - mas apenas com 181 hp, possivelmente devido a um escape mais restritivo. Mesmo assim, o 4.0 permaneceu competitivo com os pequenos V8s e os grandes seis de caminhão.

Image

O 4.0 usava um sistema de injeção de combustível Renault-Bendix, ou Renix, desde seu lançamento em 1987 até ser substituído por um sistema Chrysler muito mais confiável em 1991. Este usava computadores de motor Chrysler padrão, permitindo diagnósticos mais fáceis: duas capas de borracha amarelas no lado direito do compartimento do motor permitiam que os revendedores obtivessem códigos e fizessem certos testes. (Rob Mayercik escreveu que o sistema Renix não armazenava códigos.) O sistema Chrysler tinha um tipo diferente de sensor de posição da árvore de cames, sem sensor de batida ou EGR.

Image

A nível de fábrica, uma nova linha de blocos de motor Ingersol foi instalada em 1996; uma nova linha de usinagem de cabeças foi instalada mais tarde.

Willem Weertman, em seu livro definitivo, escreveu que muitas mudanças foram feitas entre 1996 e 1998 para reduzir o ruído, a vibração e a aspereza dos motores 4.0, incluindo um novo perfil de came para reduzir a velocidade de assentamento da válvula, fixadores isolados da tampa da válvula e adição de uma cinta do mancal principal.

Quanto ao motivo pelo qual o motor foi abandonado, de acordo com Bob Sheaves, foi...

devido principalmente à idade das ferramentas de fabricação, que estavam gastas. O curso longo tornou mais difícil limpar as emissões de NOx, e NIH ("Not Invented Here"), na minha opinião, também levantou sua cabeça.

Retoolar completamente teria custado tanto (quase) quanto o V6 de 3,7L, e os Dodges usariam o 3,7 como motor base. Logicamente, o grupo de motores fez o que lhe disseram para satisfazer os revendedores.... "Faça um motor moderno e jogue fora os antigos." Esta declaração é minha opinião, com base em conversas na época.
O 4.0 também foi substituído pelo V8 de 4,7 litros, codesenvolvido com o 3.7 e, no Wrangler, pelo V6 3.8 "minivan", temporariamente, e, mais tarde, pelo V6 de 3,6 litros.

Reparos e afins do motor AMC - Jeep 4.0 litros

Bob Sheaves escreveu:

O 4.0L era um motor de alto desempenho. Houve alguns problemas com o design básico, incluindo vazamentos. Além disso, a bomba de óleo era notória por se desgastar por volta de 145.000 a 155.000 milhas, e o TPS (sensor de posição do acelerador) nos modelos de 1989/1990 falharia se alguém cuspisse na calçada. Certifique-se de ter cerca de 30 libras de pressão de óleo em marcha lenta (+/- 5 libras).
Image

Karl Stolz escreveu que o tanque de expansão do líquido de arrefecimento pressurizado tendia a apresentar vazamentos por orifícios e que existem alternativas que podem funcionar melhor no resfriamento. Rob Mayercik escreveu que a Moroso vendia um tanque de líquido de arrefecimento de alumínio que usava uma tampa de radiador padrão; ele acrescentou,

Para marcha lenta e marcha lenta irregular, eu começaria com uma boa limpeza do corpo do acelerador (o spray de limpeza da câmara de combustão Mopar funciona), depois progrediria para uma afinação completa. Você também pode ver se consegue fazer uma boa limpeza do injetor. Os injetores Renix originais são conhecidos por vazar nas costuras; se houver alguma indicação de vazamento, substitua os injetores. Ouvi coisas boas sobre os injetores Jeep da Five-O Motorsports. [Bob Sheaves concordou, mas usou injetores de combustível Ford V8 de 5,8 litros com um sistema de injeção sequencial Haltech autônomo.]

Verifique a válvula EGR se você tiver um sistema Renix; os 4.0 mais recentes (1991+) com a eletrônica Chrysler usam a limpeza de escape em vez disso. Ouvi falar de válvulas EGR entupidas causando vários problemas.
Stanley Burton escreveu:

Meu Cherokee 4.0 I-6 de 1992 tinha infiltração constante de óleo na parte traseira do motor. Meu revendedor substituiu a tampa da válvula de plástico por uma de alumínio fundido, sem sucesso. Finalmente, rastreei o óleo até a montagem do filtro de óleo. Os O-rings que vedam a montagem do filtro de óleo são de nitrilo (também conhecido como Buna-N, NBR), que têm vida útil limitada. A substituição dos O-rings pelo mesmo tamanho, mas com borracha Viton de 70 Durometer, resolveu o vazamento. Meu reparo durou a vida útil do veículo.
No geral, porém, os motores 4.0 foram muito duradouros, ocupando posições de honra no Allpar 200.000 Mile Club.

Especificações do motor de seis cilindros AMC/Jeep 4.0

Cavalos de potênciaTorque
1987173 @ 4.500215 @ 3.000
1988177 @ 4.500224 @ 2.500
1992 190 @ 4.750225 @ 4.000*
2003190235
* 190 / 220 no Wrangler

No Jeep Cherokee de 1988, a quilometragem de gás foi listada como 18 mpg na cidade, 23 na rodovia com o manual; e 16 na cidade, 21 na rodovia com o automático Borg-Warner de quatro marchas, independentemente de RWD vs 4x4. Isso foi cerca de 4 mpg a menos que o quatro cilindros de 2,5 litros.

A cilindrada era de 3962 cc ou 242 polegadas cúbicas, com um furo e curso de 3,88 x 3,41 polegadas (98,4 x 86,7 mm). A compressão era de 9,2:1. O motor tinha duas válvulas suspensas por cilindro, seguidores de face plana, tuchos hidráulicos e um bloco e cabeça de ferro fundido.

Em 2003, a taxa de compressão foi reduzida para 8,8:1; a linha vermelha era de 5.300 rpm. A potência aumentou nos EUA e diminuiu na Europa:

Wrangler 4.0 de 2003EUAEuropa
Cavalos de potência190177
Libras-pés235218
Pico de potência4.6004.600
Pico de torque3.2003.500

Em 2003, o Wrangler 4.0 de duas toneladas podia fazer 0-60 em 9,9 segundos (10,6 segundos, com o automático de quatro marchas).

Economia de 2003ManualAutomático
EU combinado l/100 km13.215.0
City mpg, EUA (EPA)1514
Highway mpg, EUA1818

O 4.0 foi fabricado em Kenosha, Wisconsin (na 5555 30th Avenue); "FSJCherokee" escreveu: "Meu tio trabalhou na fundição de Indianápolis, onde também fabricavam o 4.0. Entrei durante o dia de portas abertas e eles tinham um 4.0 cortado assim que você entrava na área onde eles eram montados. Eles também tinham um bloco 440 virgem na área principal de recepção. Um lugar legal, mas sujo."

Em 2003, a fábrica fabricava os motores de 2,7 e 3,5 litros ao mesmo tempo. Em 2003, poderia fabricar 405.673 motores 4.0 por ano (bem como 315.638 2.7s e 220.000 3.5s). A fábrica foi originalmente construída em 1917.

Home
Motores
Avaliações
Chrysler 1904-2018
Próximos
Caminhões
Carros

Espalhe a palavra via <!--Tweet or--> Facebook!

Não damos garantias quanto à validade ou precisão das informações, previsões ou conselhos - .
Copyright © VerticalScope Inc. Todos os direitos reservados. Dodge, Jeep, Chrysler, Ram e Mopar são marcas registradas da Fiat Chrysler Automobiles.

#2 ·
Olá,
Estou a escrever a minha tese de mestrado. Irei realizar testes em peças do motor Jeep de 6 cilindros em linha de 4,0L. Preciso descobrir de que materiais cada componente é feito e se eles têm algum revestimento anti-desgaste.
Peças que me interessam:
  • bloco do motor (especialmente cilindros / camisas)
  • cambota
  • pistões
  • pinos dos pistões
  • anéis de pistão
  • rolamentos principais e da cambota
  • árvore de cames
  • lobos da árvore de cames
  • válvulas de admissão e escape
Não preciso das percentagens das ligas individuais. Preciso apenas de informações gerais sobre o que está lá.
Aguardo ansiosamente o seu contacto.
Poderia ser tão gentil e ajudar-me? Ou dizer-me onde posso encontrar essas informações.

Atenciosamente,

Joanna Wyrwa
Estudante da Universidade de Ciência e Tecnologia AGH em Cracóvia